Circuito Afogadense Xadrez é Bimestral 1 vaga na Final: Torneio Afogadense Xadrez(TAX 2013) via AAX

domingo, 24 de junho de 2012

Um feliz aniversário para nosso mestre..."Em especial digo que tenho um belo livro autografado por nosso querido Marco Asfora" by Kalloka...

Cquote1.svgPraticar muito e estudar, e não mais um nem outro. O estudo é importante e jogar traz experiência necessária ao bom resultado em torneios. No estudo do xadrez é importante dominar bem os finais, nos finais se compreende a essência do xadrez. A principal aquisição (advinda da prática do enxadrismo) é a calma em momentos difíceis, e ter a cabeça fria em situações em que é necessário tomar decisões importantes.Cquote2.svg
Marcos Asfora



Cquote1.svgEu tinha o plano de melhorar o meu nível de xadrez em nível nacional, como realmente consegui com tempo e muito esforço, mas não deixei o xadrez atrapalhar a universidade, estudava mais para a faculdade e meu estudo do xadrez foi bastante regular.


Records

  • Asfora é recordista brasileiro da partida mais longa jogada no Brasil na cidade de Bebedouro, em São Paulo. A partida com Acyr Rogério Calçado, que teve 194 lances, durou 21 horas e 30 minutos e ocorreu na semifinal do Campeonato Brasileiro em 1992.
  • É recordista de maior número em participações em finais de campeonatos brasileiros, com 18 participações.
  • Foi por nove vezes Campeão Pernambucano de Xadrez.


Referências de Consultas:

  • ALMEIDA, Manuel. Estrevista Asfora. Revista Xadrez!. Recife : Monograf, ano 2, n.4, março, 2004.
  • FILGUTH, Rubens. Xadrez de A a Z: dicionário ilustrado. Porto Alegre : Artmed, 2005. 240 pp. (ver verbete Mestre FIDE).
Cquote2.svg
Marcos Asfora



Nenhum comentário: